Coloque o chefe do ChatGPT para trabalhar por você.

Com o AutoGPT você define as tarefas e ele se vira.

Sem dúvida nenhuma, a ferramenta mais falada dos últimos meses é o ChatGPT.

E é incrível mesmo. Ajuda muito, principalmente se você usar para facilitar o seu trabalho, mas supervisionando. O ChatGPT traz muitas informações erradas e não consegue pesquisar na internet, o que limita bastante o que podemos fazer e o deixa muito dependente de nós.

Mas o AutoGPT (e similares) resolve isso. É como se você estivesse lidando com o chefe do robô do ChatGPT. E com acesso ao Google.

Você não precisa ficar de babá do robô. Você diz o seu objetivo, dá as tarefas e ele vai resolvendo sozinho. É como se você tivesse passado uma demanda para o robô chefe demandar da equipe dele, para fazerem pesquisas, analisando informações, criando projetos, fazendo o trabalho braçal que você faria passo a passo no ChatGPT.

Você pode ir lá no Github e usar o próprio AutoGPT ou, mais simples, use o Godmode.

Eu fui no Godmode e pedi para ele definir a melhor maneira de divulgar e vender uma consultoria que ajuda a melhorar o sono de bebês. Que é a empresa da patroa.

O próprio serviço já sugeriu as principais tarefas que deveriam ser feitas. E eu incluí as três que ele listou.

Uma desvantagem, para quem não fala inglês, é que ele até recebe as ordens em português, mas as respostas todas são no outro idioma. Podem ficar tranquilos que eu vou explicar em português mesmo, pelo menos vai dar pra entender o funcionamento e já já sai uma opção no nosso idioma.

Logo de cara, o Godmode foi pesquisar no Google "Mercado de consultores de sono de bebê" para poder definir o público-alvo.

O legal é que podemos adicionar o nosso feedback para pedir algo mais específico ou só aprovar o plano. Essa parte da aprovação é meio chata, mas é necessária, porque isso influencia no custo. Lá no final eu explico melhor.

Voltando ao planejamento, eu aprovei e recebi o público-alvo.

Foram definidos três públicos:

  1. Pais de recém nascidos com dificuldade de colocar o bebê para dormir.

  2. Pais de crianças entre 4 e 24 meses de idade.

  3. Pais com crianças com problemas médicos que podem atrapalhar o sono.

O 1 e o 3 são até bem óbvios. Mas achei curioso que no 2 ele acertou exatamente a idade ideal para fazer esse tipo de consultoria, onde temos os melhores resultados. Parabéns pro robô que pesquisou direitinho.

Depois sugeriu que deveríamos fazer campanhas em redes sociais (que já fazemos) disparo de email (que está nos planos) e usar influenciadores (que não está nos nossos planos agora). Nada muito inovador, mas tudo faz sentido.

Fechou dizendo que seria necessário criar um script para o time de vendas seguir nas ligações. Mas o atendimento é pelo WhatsApp, as campanhas são de mensagem. Usei o feedback para avisar isso pro robô chefe, que já veio cheio de sugestão.

Resumindo isso tudo, ele sugeriu o uso de Facebook Ads mandando mensagem para WhatsApp e listas de distribuição. Também sugeriu fazer pesquisas e colher feedback de clientes anteriores. Depois que pegar isso tudo, analisar e refinar a estratégia, partir para focar no processo de conversão de leads.

Aí ele perdeu um tempo falando da pesquisa que tinha sugerido. Falou para eu procurar sobre isso no Survey Gizmo, depois pesquisar no Google "Como fazer uma pesquisa sem viés". Mesmo com todo esse esforço dele, eu não estava tão interessado nessa pesquisa quanto ele e segui sem isso, mas achei legal a proatividade.

De qualquer maneira, o chefe disse para usar essas informações para criar uma isca de leads, como um eBook ou guia. Isso é algo que está no nosso planejamento, sem a pesquisa, então faz sentido mesmo.

Depois de tudo isso, partimos para a parte da venda. E ele sugeriu uma sessão gratuita de consultoria, para os interessados. O problema é que o primeiro passo da consultoria é um formulário que será analisado para avaliar a rotina do bebê. É um trabalho muito grande, inclusive do lead, para ter uma horinha de videoconferência antes da venda. Aí eu avisei isso pro chefe.

Nesse momento ele travou, respondeu em branco. Mas eu avisei que tinha algo errado e ele voltou a funcionar sugerindo que criássemos conteúdo, algo que já fazemos. Avisei pra ele que o problema era a conversão depois de iniciar a conversa.

Ele voltou a falar de email marketing, iscas de leads, e eu pedi pra prosseguir para o processo de venda.

Nesse momento veio uma boa sugestão. Fazer uma discovery call, que é uma ligação inicial onde o vendedor faz uma conversa mais direta. Funciona muito bem em vendas consultivas, que é o caso. Estamos avaliando a possibilidade de adotar isso, mas foi a melhor solução que o Godmode deu, no meio disso tudo.

Perguntei se tinha mais algum insight relevante e ele sugeriu coletar prova social para mostrar credibilidade. Que é algo que faz setindo, e já fazemos. Depois falou mais de influenciadores e estratégias de email. Terminou falando em Google Ads, remarketing, criação de um site e avaliação dele inclusive com heatmap. Tudo faz sentido, mas nada tão inovador. Excelente para quem não entende muito de marketing, mas acaba que está dentro da limitação do robô. Mesmo assim, funciona muito melhor, e mais rápido, do que eu conseguiria pelo ChatGPT.

Achei legal que tem um acompanhamento passo a passo das etapas do processo.

Sem dúvida nenhuma, essa solução de passar as demandas pro robô chefe ir resolvendo por conta própria é excelente. Tende a melhorar muito. Para tarefas mais pontuais o ChatGPT é mais útil. Mas nas complexas agora eu só uso o Godmode.

A ferramenta do Godmode é grátis. Mas precisa conectar a uma conta no OpenAI, que cobra pelo uso. E é barato. Tudo isso aí, incluindo vários passos que eu não postei, custou U$ 0,19. Muito mais barato que pagar a assinatura do ChatGPT (U$ 20), ou um profissional para fazer esse planejamento.

Mas sinto a falta de uma entrega mais formal. Se eu faço um planejamento desses, no final eu crio um documento detalhando os passos. Isso é até bem fácil de resolver, deve ser só questão de tempo.

Ainda acho que tá longe de substituir um bom profissional. Mas para quem está começando uma empresa, e quer um norte, é excelente. Bem acessível tanto na parte financeira, quanto na usabilidade.

Reply

or to participate.