- Canivete Digital
- Posts
- Beehiiv: A melhor ferramenta para a sua newsletter
Beehiiv: A melhor ferramenta para a sua newsletter
Depois de testar várias opções de envio de newsletter descobri a melhor!
Eu sou um grande entusiasta de newsletters.
Escrevo, semanalmente, essa e mais uma, além de assinar dezenas de outras.
E emails fazem parte da minha carreira profissional. Nem me lembro da última vez que esse tipo de mensagem não fez parte de alguma estratégia minha.
A primeira newsletter pessoal que criei, usei o falecido Revue, do Twitter. Mas como foi descontinuado eu testei várias opções. Desde as mais famosas, como o Substrack, como soluções mais voltadas para email marketing, como o SendPulse.
E depois de testar tantas opções, cheguei em uma que nunca tinha ouvido falar, o Beehiiv.
Assim que eu fiz a conta (gratuita) já recebi uma mensagem oferecendo suporte humano caso eu precisasse de qualquer coisa. O que já me impressionou. Hoje tudo que as empresas NÃO querem é ter uma pessoa para te atender. E uma startup já oferece isso mesmo para quem nem paga pelo serviço. E eu até cheguei a testar o atendimento uma vez que tive uma dúvida. Mandei email, e recebi uma resposta que resolvia meu problema. Sem rodeios, ticket, nada.
A plataforma é super amigável. Não precisa de conhecimento técnico, domínio próprio, nada. Só vai seguindo e preenchendo.
A versão gratuita (que eu uso) é excelente. Tem além do necessário para você ter a sua newsletter. Você pode ter até 2.500 inscritos, disparar emails ilimitados, os textos ficam disponíveis online depois que são enviados e o editor de email é excelente. Principalmente se você já usa o Notion, ou está acostumado com Markdown.
O que não tem muito na versão grátis é uma parte mais de análise. Boa parte das estatísticas são exclusivas das versões pagas. Mesmo assim, tem muita coisa que já ajuda. Desde estatísticas de abertura e cliques (dividindo visualizações de email e online) até os horários de pico de abertura dos emails.
Mas uma das coisas que mais gosto é que o Beehiiv tem boas maneiras de converter novos assinantes. Umas delas eu tô usando agora. Que abre um popup quando você tá na metade do texto oferecendo para você assinar. Se não quiser, fecha e continua. Mas tem até a opção de só deixar não-assinantes lerem o texto se eles cadastrarem o email. Mas aí eu já acho invasivo.
E tem uma outra forma de aumentar os assinantes que eu acho ainda melhor. Todo mundo que tem uma newsletter no Beehiiv pode indicar outras. Assim que eu ganho um assinante, ele recebe indicações de outras newsletters que eu acho que podem interessar. E quem é indicado fica sabendo disso e pode até me indicar de volta. Essa tem sido a melhor aneira de crescer minhas newsletters. Uma vai puxando a outra, com até 60% dos novos assinantes de uma se cadastrarem na outra assim que recebem a indicação.
Também comecei a indicar e receber indicações de uma newsletter que estou ajudando a construir, como parte de uma consultoria. 42% dos assinantes dela também se cadastraram na Luizletter e 35% também assinaram o Canivete Digital.
Tem uma função que eu achei genial. Você pode "comprar” assinantes. Por exemplo, você pode dizer que paga um dólar por novo assinante e divulgar isso no serviço. Quem achar que tem um público que pode se interessar pela sua publicação pode colocar como indicação e faturar em cima de cada novo assinante que converter para você. Assim dá para crescer com um público relevante. Bom para quem paga e uma boa maneira de faturar um extra para quem está indicando.
Outra vantagem é que a plataforma está em constante evolução. Com grande frequência soltam atualizações relevantes que deixam o serviço ainda melhor. E sempre com muita atenção para os usuários gratuitos, não é tudo para os pagos.
Um dos maiores trunfos do Beehiiv é para newsletters pagas. Algo pouco comum no Brasil, mas ainda assim vale citar. Eles têm custos fixos, não mordem percentual do faturamento. Ou seja, você paga uma assinatura mensal e é isso. Não importa o quanto está faturando.
Mas aí eu vou chegar no maior problema do Beehiiv, o custo. As versões pagas são bem caras para quem não ganha em dólar.
Os planos mensais são de U$ 49 e U$ 99. Se você tem uma newsletter paga, vai precisar de uma boa quantidade inicial de assinantes para bancar isso. Se a sua ideia é ter uma gratuita, fica bem complicado pagar esse valor por algo que não traga dinheiro. Nesse caso eu acho que falta uma opção mais barata (uns U$19/mês) para ter mais funções sem ter a opção de assinantes pagos.
Mas reforço que esses valores são ótimos para quem tenha uma newsletter paga com uma boa quantidade de assinantes em outros serviços. Por não comer um percentual do faturamento, é excelente para o crescimento.
Para fechar, vou falar do que talvez seja a parte mais importante. Eu nunca vi cair em caixa de spam. Eles conseguem ter uma entrega excelente. E isso faz uma diferença incrível para qualquer newsletter.
Existem dezenas de funções interessantes que fazem do Beehiiv, para mim, a melhor solução para newsletter. Vale dar uma olhada no site e já criar a sua para ir testando com a mão na massa. Não só para pessoas físicas, mas para empresas também.
A melhor dica para quem assina muitas newsletters
Já te mostrei a melhor ferramenta para criar e agora vou indicar uma para assinar newsletters sem entupir seu email.
O Stoop cria um endereço de email que você pode usar para se cadastrar em qualquer newsletter. E lá tem uma caixa de entrada focada apenas em ler emails.
Tem uma lista principal com os emails em ordem cronológica e uma separação por diferentes publicações.
E tem até um bom app para quem quiser ler no celular.
E é assim que eu assino 68 newsletters sem acabar com a minha caixa de email.
→→→LINKS←←←
Luizletter: A minha outra newsletter sobre inovação, marketing e tudo mais.
The News: Newsletter diária, bem informal com notícias atuais.
Legalmente Tech: Newsletter de tecnologia e direito. (também feita no Beehiiv)
Tira do Papel: Newsletter sobre como tirar as ideias do papel.
AI Valley: Newsletter com novidades sobre Inteligência artificial. 🇬🇧
Ben's Bites: Outra excelente Newsletter sobre inteligência artificial. (também feita no Beehiiv) 🇬🇧
Stoop: Melhor opção para você assinar newsletters sem entupir o seu email.
Reply